quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A importância da escrita na comunicação


Escrever bem é uma necessidade de todo o profissional do mercado de trabalho atual, seja para elaborar uma ordem de serviço, um planejamento, um relatório ou até mesmo um simples e-mail. Já para os profissionais da comunicação, principalmente na área de Relações Públicas, a boa escrita deixa de ser apenas necessária e passa a ser fundamental.
Desde pequenos ouvimos dizer que para escrever corretamente temos que ler muito, bem esta idéia não está completamente errada, afinal a leitura aumenta nosso vocabulário, e nos oferece um leque enorme de conhecimentos, o que nos ajuda e muito na elaboração de um texto.
No entanto, a boa escrita requer prática, podemos usar como exemplo clássico: andar de bicicleta. Você só aprende a andar de bicicleta andando, também caindo às vezes. O aprendizado da escrita assim como o da bicicleta é prático, aprende-se a escrever escrevendo, bem ou mal, mas escrevendo sempre e é está prática que leva à perfeição.
Ao escrever é importante pensarmos em algumas questões indispensáveis como: o quê? como?, quando?, quem? e por quê?, que devem ser respondidas na conjuntura da redação. Não podemos esquecer também do público-alvo da mensagem, de forma que é necessário identificá-los, para que possamos utilizar a maneira correta, mais clara e objetiva possível, para se comunicar com o determinado público.
Um bom modo de conferir a fluência do seu texto é lê-lo em voz alta, caso a leitura não flua, tente reescrever os pontos que não ficaram claros. Além disso, como as regras gramaticais são muitas e é praticamente impossível lembrar-se de todas, ter um bom livro de gramática e um dicionário ao lado é de grande ajuda. Pedir a outra pessoa que leia seu texto e relate o que compreendeu, também pode ser muito eficaz, afinal quando escrevemos temos a intenção de transmitir alguma mensagem à alguém, então nada melhor do que saber a opinião do leitor.
O relações-públicas trabalha a arte da persuasão e da argumentação. Por esse motivo, precisa comunicar-se muito bem. Uma comunicação falha pode gerar desentendimentos desnecessários, por isso, um bom vocabulário e uma ótima redação podem ser fundamentais para a colocação do profissional desta área no mercado de trabalho.

Nenhum comentário: